A Ucrânia estaria disposta a ceder 20% do seu território desde que este não seja oficialmente reconhecido pela comunidade internacional como parte da Rússia, informou o jornal New York Post na segunda-feira (21), citando uma autoridade sênior do governo dos EUA.
Segundo a fonte, Kiev parece estar "disposta a ceder 20% do seu território", desde que seja um reconhecimento de facto, e não de jure, informa o artigo.
Segundo a fonte do jornal, durante as conversas entre os representantes do regime de Kiev e a delegação dos EUA na semana passada, os ucranianos mostraram especial preocupação com a questão dos "territórios" pautada na reunião, em referência às novas regiões que tornaram-se parte da Federação Russa após a realização de referendos.
Os EUA esperam que tanto a Rússia quanto a Ucrânia cheguem a um acordo de paz depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou, na sexta-feira (18), encerrar o envolvimento do país nas negociações por um cessar-fogo, informa o veículo.
No sábado passado (19), a CNN revelou, citando fontes, que o presidente Trump está disposto a reconhecer a Crimeia como parte da Rússia. Ainda de acordo com a mídia, a proposta de Washington também inclui um cessar-fogo ao longo da atual linha de frente.