
China lança internet de 10G visando revolucionar agricultura e impulsionar cidades inteligentes

As empresas de telecomunicações Huawei e China Unicom lançaram recentemente um serviço de banda larga de 10 gigabits por segundo, utilizando a tecnologia de rede óptica passiva 50G-PON, segundo a mídia local.
A iniciativa, chamada Digital China, tem como meta instalar uma rede óptica 10G em cerca de 100 regiões da China até 2025.
A rede doméstica oferece velocidades de download de 9.834 Mbps e 1.008 Mbps, com uma latência estável de apenas três milissegundos, o que permite o rápido download de filmes.

Além de proporcionar aos usuários a possibilidade de assistir a vídeos em 8K, jogar online em larga escala e visualizar conteúdo em 3D, a iniciativa também busca estabelecer as bases para o uso de realidade virtual e aumentada, além de possibilitar o desenvolvimento de cidades inteligentes, carros autônomos e até cirurgias remotas.
A capital chinesa, Pequim, foi a primeira localidade a realizar o teste piloto do serviço. Em seguida, o projeto foi expandido para o distrito urbano de Xiongan, na província de Hebei, além das cidades de Jiaozuo e Mengzhou, e vários bairros da cidade de Rizhao.
Na segunda-feira (21), o Parque de Agricultura Inteligente do condado de Luotian inaugurou uma rede de internet de alta velocidade 10G. Este é o primeiro projeto comercial dessa magnitude e servirá como modelo de inovação.
A nova rede é especialmente vantajosa para a agricultura, pois permite o monitoramento em tempo real da qualidade dos produtos e o gerenciamento remoto da produção, acelerando o processo de digitalização das empresas.
