O funeral do Papa Francisco, que morreu na manhã de segunda-feira aos 88 anos, será realizado em 26 de abril, informou o Vaticano na terça-feira.
"No sábado, 26 de abril de 2025, às 10h00, primeiro dia dos Noviciados, a missa fúnebre do Romano Pontífice Francisco será celebrada em frente à Basílica de São Pedro", lê-se no comunicado.
Presença de Lula e Trump
O Palácio do Planalto confirmou, à imprensa brasileira, a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira dama Janja da Silva no funeral. "A comitiva completa deve ser anunciada amanhã", afirmou a instituição, citada pelo portal UOL na segunda-feira.
Donald Trump também confirmou, através de sua plataforma Truth Social, que estará presente no evento:
''Melania [Trump, primeira-dama dos EUA] e eu estaremos presentes no funeral do Papa Francisco, em Roma. Estamos ansiosos para estar lá'', escreveu o presidente na segunda-feira.
Trata-se, portanto, da primeira vez que Trump e Lula estarão no mesmo evento desde que tomaram posse em seus atuais mandatos.
- Jorge Mario Bergoglio, conhecido como Papa Francisco, morreu na segunda-feira, 21 de abril, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. Segundo informações, ele sofreu um derrame, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível.
- Agora, a Igreja Católica precisa se despedir de seu líder e eleger um novo. As etapas a serem seguidas estão estipuladas principalmente na constituição apostólica "Universi Dominici Gregis", onde estão estabelecidos os ritos fúnebres e o processo de eleição do novo papa.
- Entre 15 e 20 dias após a morte do pontífice, será convocado o conclave, uma reunião de cardeais encarregada de eleger um novo papa por uma maioria de dois terços.