Notícias

Popular tubérculo pode curar úlceras estomacais de forma mais eficaz que remédios convencionais

Uma pesquisa revelou que substância extraída das batatas estimula a regeneração gástrica e fortalece o sistema imunológico no combate às úlceras.
Popular tubérculo pode curar úlceras estomacais de forma mais eficaz que remédios convencionaisGettyimages.ru / Dougal Waters

Uma substância encontrada em batatas pode ajudar a curar úlceras estomacais de forma mais eficaz do que os medicamentos normalmente usados para essa condição, de acordo com uma equipe de pesquisa multidisciplinar russa.

Os cientistas isolaram um polissacarídeo da variedade de batata 'Solanum tuberosum L.' (STP) e estudaram seu efeito "antiúlcera" e "imunomodulador" na cicatrização de úlceras pépticas em ratos de laboratório. Os resultados foram publicados recentemente na revista Pharmaceuticals.

Os testes mostraram que os polissacarídeos são capazes de restaurar a mucosa gástrica com mais eficácia do que alguns medicamentos comerciais. A cicatrização da úlcera péptica com esse método atingiu entre 60% e 80% dos casos, enquanto com a ranitidina e o omeprazol atingiu 25% e 50%, respectivamente.

"A ausência de massas necróticas e formações císticas durante o tratamento com PTS indica sua vantagem em relação ao omeprazol e à ranitidina, o que pode reduzir o risco de recaída e o desenvolvimento de câncer associado a alterações patológicas nos tecidos", observa o estudo.

Os especialistas também descobriram que os polissacarídeos da 'Solanum tuberosum L.' aparentemente estimulam a produção de citocinas anti-inflamatórias (ou citocinas) pelo organismo, o que, em outras palavras, "desperta" o sistema imunológico para combater as úlceras pépticas.

Além de estimular a produção de citocinas anti-inflamatórias, os polissacarídeos levam à formação de uma mucosa mais diferenciada, ou seja, não há formação de tecido cicatricial espesso, o que reduz a probabilidade de recorrência da doença.

Presume-se que essa propriedade acelere os processos regenerativos. Seus efeitos são mais estáveis e confiáveis, especialmente se consumidos regularmente.

A úlcera estomacal é uma doença crônica causada por danos à membrana mucosa do estômago. As estatísticas mostram que sua incidência aumentou em 25% desde 1990: entre 5% e 10% da população, dependendo da região geográfica, sofre dessa doença.