Notícias

Paraguai afirma que o Mercosul esta "pronto" para avançar no acordo de livre comércio com o Japão

O ministro das Relações Exteriores, Rubén Ramírez Lezcano, disse que os governos do bloco estão em "acordo político" para iniciar as negociações em abril.
Paraguai afirma que o Mercosul esta "pronto" para avançar no acordo de livre comércio com o JapãoX / @mreparaguay

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) poderá iniciar as negociações de um acordo de livre comércio com o Japão no próximo mês, afirmou o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano.

"Os Estados do Mercosul estão em acordo político. Agora é o momento de fazê-lo e estamos prontos para relançar as negociações", disse o diplomata paraguaio, em entrevista ao The Japan Times, durante sua visita a Tóquio.

Por outro lado, durante uma reunião com a Federação Empresarial do Japão (Keidanren), formada por mais de 1.500 empresas representantes do país asiático, Ramírez Lezcano enfatizou a estabilidade política e econômica do Paraguai, "o progresso na segurança jurídica, o acesso à energia limpa e sustentável e a relevância do Mercosul para acessar um mercado expandido", segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Paraguai.

O bloco sul-americano, que atualmente inclui Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai como membros plenos, está interessado em expandir as relações com os países asiáticos, especialmente com o Japão, à medida que busca impulsionar o comércio e fortalecer a economia. Isso ocorre após o congelamento do acordo com a União Europeia (UE).

Em fevereiro, o Mercosul anunciou a assinatura de um acordo de livre comércio com Singapura, o primeiro com um país asiático.