Notícias

Quando e como será o funeral do Papa Francisco?

Embora os procedimentos para o funeral e a escolha do sucessor sejam praticamente os mesmos de pontificados anteriores, Francisco promoveu mudanças para simplificar os ritos e ressaltar a fé da Igreja na ressurreição.
Quando e como será o funeral do Papa Francisco?Gettyimages.ru / David Lees /

O Papa Francisco faleceu em 21 de abril, aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. O pontífice sofria de pneumonia bilateral com uma infecção polimicrobiana.

A Igreja Católica agora se prepara para a despedida de seu líder e a eleição do novo pontífice. As etapas seguintes estão estipuladas principalmente na constituição apostólica Universi Dominici Gregis, que define os ritos fúnebres e o processo de conclave do novo papa.

Embora os procedimentos para o funeral e a escolha do sucessor sejam praticamente os mesmos de pontificados anteriores, Francisco promoveu mudanças para simplificar os ritos e ressaltar a fé da Igreja na ressurreição.

Segundo o arcebispo Diego Ravelli, mestre de cerimônias apostólicas, “o rito renovado busca enfatizar ainda mais que o funeral do Romano Pontífice é o de um pastor e discípulo de Cristo, e não o de uma pessoa poderosa”.

Que mudanças serão feitas?

Entre os elementos introduzidos estão a confirmação da morte do pontífice na capela, e não mais no quarto onde ela ocorre. Francisco também eliminou o velório privado no Palácio Apostólico, que costumava ter a presença de integrantes da hierarquia eclesiástica e de autoridades italianas.

O pedestal onde os corpos de papas anteriores eram colocados durante o velório público também foi removido.

Enquanto seus antecessores eram sepultados em três caixões (de cipreste, chumbo e olmo), Francisco optou por um único caixão de madeira, forrado com zinco.

A missa fúnebre deve ser realizada na Praça de São Pedro. Ao contrário de outros papas, Francisco pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, próximo de sua imagem favorita de Nossa Senhora.

A data da exposição pública do corpo do papa é definida pelo camerlengo e por três assistentes. O dia do funeral é escolhido pelos cardeais. Também é garantido que o anel do pescador e o selo de chumbo do pontífice sejam quebrados, impedindo seu uso posterior.

Cabe ao camerlengo lacrar e selar a residência pessoal do papa. Diferentemente de seus predecessores, que ocupavam os apartamentos do Palácio Apostólico, Francisco vivia em uma pequena suíte na Casa Santa Marta.

Tradicionalmente, o funeral papal ocorre entre quatro e seis dias após a morte, com nove dias de ritos de luto.

De 15 a 20 dias após o falecimento, será convocado o conclave — reunião de cardeais que elegerá o novo papa, por maioria de dois terços dos votos.