Vladimir Putin expressa condolências pela morte do Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio, conhecido como Papa Francisco, morreu na segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos de idade.

O presidente russo, Vladimir Putin, expressou nesta segunda-feira (21) suas condolências pela morte do Papa Francisco, que faleceu às 7:35 da manhã (horário do Vaticano) desta segunda-feira.

Em uma carta ao cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Câmara Apostólica, o presidente transmitiu palavras de apoio a todo o clero católico. "Por favor, aceite minhas mais profundas condolências pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco", escreveu Putin.

"O Papa Francisco gozava de grande autoridade internacional como servidor fiel do ensinamento cristão, um sábio religioso e político e um defensor constante dos altos valores do humanismo e da justiça", acrescentou.

Nesse contexto, ele observou que, ao longo de seu pontificado, Francisco contribuiu para o desenvolvimento das relações entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Católica Romana, bem como para a interação "construtiva" entre a Rússia e o Vaticano.

Putin lembrou ainda que teve a oportunidade de se encontrar com o falecido Santo Padre em várias ocasiões. "Tive a oportunidade de conversar com essa pessoa extraordinária em muitas ocasiões e sempre guardarei boas lembranças dele", disse ele.

O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, lembrou que Vladimir Putin e o pontífice se tratavam "com grande respeito".