Notícias

Presidente e fundador do Fórum Econômico Mundial renuncia

Klaus Schwab, 88 anos, anunciou sua renúncia e aposentadoria "com efeito imediato", enfatizando sua idade avançada.
Presidente e fundador do Fórum Econômico Mundial renunciaAP / Anja Niedringhaus

O fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, renunciou ao cargo, informou a instituição em comunicado divulgado nesta segunda-feira (21).

"Em seguida ao meu anúncio, e como tenho 88 anos de idade, decidi renunciar à presidência e à participação no conselho de administração, com efeito imediato", disse Schwab.

O fórum informou ainda que, durante uma reunião extraordinária da diretoria realizada no domingo, o vice-presidente Peter Brabeck-Letmathe foi nomeado presidente interino, enquanto que foi formado um comitê para a seleção do futuro presidente.

O conselho expressou gratidão pelos "55 anos de liderança incansável" de Schwab à frente do Fórum e enfatizou a necessidade de um "diálogo inclusivo para lidar com a complexidade e moldar o futuro" em um momento em que "o mundo está passando por uma rápida transformação".

"Assumindo seu papel de confiança, o Fórum continuará a reunir líderes de todos os setores e regiões para discutir diferentes perspectivas e promover a colaboração", conclui o texto.