
China testa superbomba que desencadeou uma reação química devastadora

Cientistas chineses testaram com sucesso um dispositivo explosivo à base de hidrogênio - criado sem usar nenhum material nuclear - que desencadeou reações químicas em cadeia devastadoras durante sua detonação, informou o South China Morning Post no domingo.

A bomba pesa 2 kg e gerou uma bola de fogo cujo calor excedeu 1.000 graus Celsius por mais de dois segundos, o que significa que sua detonação foi 15 vezes mais poderosa do que explosões equivalentes de TNT.
O explosivo, desenvolvido pelo 705 Research Institute da China State Shipbuilding Corporation (CSSC), utiliza um material de armazenamento de hidrogênio em estado sólido à base de magnésio. Conhecido como hidreto de magnésio, quando ativado com explosivos convencionais, ele sofre uma rápida decomposição térmica, liberando gás hidrogênio que entra em combustão, explica o artigo.
"As explosões de gás hidrogênio entram em ignição com energia de ignição mínima, têm um amplo alcance de explosão e provocam chamas que se espalham rapidamente para fora enquanto se propagam amplamente", explicou a equipe que realizou o experimento, liderada por Wang Xuefeng, cientista pesquisador do CSSC.
