Notícias

Moscou: Ucrânia violou o cessar-fogo da Páscoa usando mísseis HIMARS dos EUA

A porta-voz da Chancelaria russa enfatizou que, após a declaração do fim das ofensivas contra instalações de energia, Kiev atacou deliberadamente alvos da infraestrutura de energia civil russa.
Moscou: Ucrânia violou o cessar-fogo da Páscoa usando mísseis HIMARS dos EUAGettyimages.ru / Ezra Acayan

A Ucrânia violou o cessar-fogo declarado para a Páscoa e o fez usando lançadores múltiplos de foguetes HIMARS dos EUA, declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, no domingo.

Comentando sobre as declarações dos EUA de que seria bem-vinda uma extensão do cessar-fogo na Ucrânia, a porta-voz ressaltou que o regime de Kiev não cumpriu a trégua. "Além disso, na [Rua] Bankovaya (onde o escritório de Zelensky está localizado) eles usaram armas HIMARS dos EUA para violar o cessar-fogo", afirmou.

Segundo ela, "isso não é um acidente, é um padrão". "Durante suspensão dos ataques ao complexo de combustível e energia, Zelensky, que concordou com isso, teve como alvo a infraestrutura de energia civil [russa]", escreveu em seu canal no Telegram.

No domingo, o Ministério da Defesa da Rússia informou que as forças ucranianas atacaram posições russas 444 vezes depois que o cessar-fogo temporário, proposto pelo presidente Vladimir Putin para a Páscoa, foi declarado no sábado.

  • O presidente russo anunciou no sábado a suspensão das ações militares na Ucrânia durante a Páscoa. Ele também pediu que o lado ucraniano seguisse o exemplo e declarasse um cessar-fogo.
  • Nesse contexto, o Ministério da Defesa da Rússia instruiu todas as unidades militares a cessar os combates e também enfatizou que a medida foi tomada para fins humanitários e seria cumprida "sob a condição de respeito mútuo pelo regime de Kiev".
  • Quatro horas mais tarde, o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, concordou em aceitar e estender o acordo também após a Páscoa, observando que "a Ucrânia agirá de forma recíproca".