Notícias

Trump: 'Esperamos que a Rússia e a Ucrânia cheguem a um acordo nesta semana'

O presidente dos EUA argumentou que, após disso, os dois países "começarão a fazer grandes negócios" com Washington.
Trump: 'Esperamos que a Rússia e a Ucrânia cheguem a um acordo nesta semana'Gettyimages.ru / Wolfgang Schwan / Anadolu

O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou esperança de que a Rússia e a Ucrânia cheguem a um acordo "nesta semana".

"Esperamos que a Rússia e a Ucrânia cheguem a um acordo nesta semana, então ambas começarão a fazer grandes negócios com os Estados Unidos da América, que estão prosperando, e farão uma fortuna", escreveu no site de rede social Truth Social neste domingo.

Na sexta-feira, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, declarou que os Estados Unidos poderiam parar de tentar negociar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia dentro de alguns dias, a menos que houvesse sinais claros de que o acordo poderia ser alcançado.

Enquanto isso, foi noticiado que os EUA poderiam reconhecer a península da Crimeia como parte da Rússia sob um acordo de paz entre Moscou e Kiev e permitir que os territórios que se juntaram à Rússia permaneçam sob controle russo.

Além disso, o plano dos EUA retira da pauta a intenção de Kiev de aderir à OTAN e sugere a flexibilização das sanções contra Moscou, segundo relatos.

Kiev viola o cessar-fogo

Enquanto isso, essa já é a segunda vez que Kiev viola o cessar-fogo no conflito. A primeira trégua foi proposta em março e envolveu ataques à infraestrutura de energia de ambos os países. O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, concordou publicamente em cessar as hostilidades, mas não cumpriu a promessa.

Outro cessar-fogo foi proposto pelo presidente russo Vladimir Putin para a Páscoa. Zelensky novamente o aceitou e se ofereceu para estendê-lo. Entretanto, as forças ucranianas atacaram as posições russas 444 vezes desde que a trégua foi declarada, de acordo com o Ministério da Defesa da Rússia.