
Ministro das Relações Exteriores do Irã: 'Sou um admirador da RT'

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, confessou no sábado que é um "admirador da RT" durante uma entrevista exclusiva com a rede, na qual destacou seus esforços para combater as tentativas da mídia ocidental de controlar a narrativa global.
"Sou um admirador dessa rede. Acompanho regularmente suas notícias, análises e programas. Acho que ela tem tentado desempenhar um papel eficaz na [disseminação] de informações", afirmou, lamentando que hoje o mundo "esteja sob a influência da mídia ocidental".

Araghchi observou que esse controle é exercido principalmente pelas organizações de notícias dos EUA, que, segundo ele, "publicam as notícias de sua perspectiva, é claro, [usando] métodos complexos e, devido ao seu alcance, tentam controlar a opinião pública globalmente".
"Os esforços da RT para criar um novo espaço e um novo canal de informações foram muito valiosos e úteis. Parece ter sido eficaz para combater o monopólio da informação no mundo ocidental", acrescentou.
Por fim, o ministro iraniano parabenizou a rede pelo seu 20º aniversário e expressou sua esperança de que ela fortaleça os laços profissionais com a mídia iraniana. "Espero que ela continue nesse caminho, e estamos prontos para cooperar com essa rede. As redes de notícias iranianas estão prontas para cooperar com vocês. Desejo-lhes sucesso", concluiu.
