Notícias

Doces de Páscoa da era nazista voltam a ser vendidos na Alemanha

A decisão de uma padaria provocou indignação.

Um confeiteiro alemão decidiu reviver uma sobremesa de Páscoa da época da Segunda Guerra Mundial, informa a SWR. O Café Lieb, na cidade de Tübingen, no sul do país, começou a produzir coelhinhos de açúcar em tanques e outros equipamentos militares.

De acordo com um dos chefs de confeitaria do café, as sobremesas com motivos militares são particularmente procuradas. "As pessoas mais velhas dizem que se lembram disso desde a infância. A padaria não usava moldes com motivos militares há muito tempo, mas decidiu usá-los este ano para estar 'em sintonia com os tempos'".

Algumas organizações sociais ficaram indignadas com essas sobremesas. "De alguma forma, agora vai parecer que as pessoas estão desejando os 'bons' velhos tempos de guerra. Acho que isso zomba das pessoas que foram afetadas por ela", disse a Associação de Informações sobre Militarização local.

De acordo com a pesquisa da SWR, os moradores criticam os temas militares nas sobremesas. "Isso me deprime imediatamente porque também reflete a atual situação política mundial", disse um entrevistado. "Páscoa é paz, não armamento", indicou um entrevistado.

"Como mãe, acho isso intolerável, especialmente no momento atual", comentou uma mulher. "Não sei qual deveria ser a mensagem", questionou outro vizinho.

Por sua vez, o proprietário da padaria, Hermann Leimgruber, vê a sobremesa como parte de uma tradição. "Meu Deus, faz parte da nossa história. As crianças tinham o coelhinho no tanque para a Páscoa. Nem sempre é preciso distorcer o mundo", disse.