
Canadá aponta sua maior ameaça geopolítica (e não são os EUA)

A China representa uma das maiores ameaças ao Canadá "do ponto de vista geopolítico", bem como um risco emergente no Ártico, de acordo com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, citado pela Reuters. A declaração foi feita na quinta-feira, durante um debate antes da eleição de 28 de abril, quando ele foi questionado sobre o principal desafio de segurança enfrentado pelo país.
Em uma coletiva de imprensa na sexta-feira, Carney enfatizou a necessidade de o Canadá combater as ameaças de interferência chinesa. "Estamos tomando medidas em relação a isso", acrescentou. Ele também acusou o gigante asiático de ser um aliado da Rússia no conflito com a Ucrânia, além de representar um perigo não apenas para o Canadá, mas também para a estabilidade na Ásia e especialmente em Taiwan.

Enquanto o Canadá se envolve em uma guerra comercial com os Estados Unidos, Carney destacou as oportunidades que o país tem além dos Estados Unidos e da China, as duas maiores economias do mundo. "Há grandes oportunidades na Europa, na ASEAN, no Mercosul e em outras partes do mundo onde podemos aprofundar nossas relações. Devemos fazer isso, e acho que faremos", disse.
Anteriormente, a China rejeitou as acusações da Ucrânia sobre supostos fornecimentos secretos de armas à Rússia como "manipulação política sem fundamento".
