Notícias

Zakharova: "A Ucrânia começou a ser dividida por seus próprios aliados"

"É uma pergunta para todos aqueles que estão pensando novamente sobre o que acontecerá se confiarem seu destino à OTAN", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Zakharova: "A Ucrânia começou a ser dividida por seus próprios aliados"Gettyimages.ru / Omar Marques/Anadolu

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou nesta quarta-feira que as declarações do presidente francês Emmanuel Macron e de outros políticos europeus sobre a possibilidade de enviar tropas da OTAN para a Ucrânia mostram, na verdade, o início do processo de divisão do país pelos membros da aliança.

"Mas entendemos perfeitamente bem do que estamos falando. Estamos falando sobre o fato de que a Ucrânia começou a ser dividida por seus próprios aliados", disse a porta-voz durante uma coletiva de imprensa, acrescentando que é exatamente por isso que a Aliança Atlântica se opõe a tornar a Ucrânia um estado membro da organização.

Neste sentido, Zakharova observou que "a inclusão da Ucrânia na OTAN pressupõe o reconhecimento de suas fronteiras por todos os membros da OTAN", mas ressaltou que "nem todos os membros da OTAN estão prontos para reconhecer as fronteiras da Ucrânia".

Zakharova também disse que a divisão do território ucraniano está ocorrendo "como sempre [...] sob a bandeira alheia" e sob o pretexto da "suposta resistência" contra a Rússia. "É uma pergunta para todos aqueles que estão novamente pensando no que acontecerá se confiarem seu destino à OTAN. Será tudo como sempre", concluiu a porta-voz.