
Irã se manifesta após a segunda rodada de negociações com os Estados Unidos

O Irã e os Estados Unidos chegaram a "um melhor entendimento" sobre vários princípios e objetivos do acordo nuclear, declarou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Sayyid Abbas Araghchi, neste sábado, comentando a segunda rodada de negociações indiretas que realizou com a delegação dos EUA em Roma no sábado.
"Hoje tivemos quatro horas de negociações. Após a sessão anterior, também houve progresso desta vez. Conseguimos chegar a um melhor entendimento sobre uma série de princípios e objetivos. Foi decidido que as negociações continuarão e entrarão nos próximos estágios, e as reuniões de especialistas começarão", disse ele, conforme citado pela agência de notícias Tasnim.

O chefe da diplomacia iraniana afirmou que as negociações foram conduzidas em "uma atmosfera construtiva e estão avançando". "A especulação e a interpretação pessoal com diferentes objetivos estão sempre presentes em qualquer negociação. Quando as negociações forem concluídas, os resultados serão visíveis", disse, acrescentando: "Espero que estejamos em uma posição melhor na próxima semana, após as reuniões técnicas".
A segunda rodada de negociações entre as delegações do Irã e dos EUA, lideradas por Araghchi e Steve Witkof, enviado especial da presidência dos EUA para o Oriente Médio, respectivamente, foi conduzida como a primeira, indiretamente por meio do ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr bin Hamad al Busaidi.
Em 12 de abril, a primeira rodada de conversas entre Araghchi e Witkoff ocorreu em Mascate, capital de Omã, em uma tentativa de abordar o alívio das sanções a Teerã e questões nucleares.
