
CNN: Trump está disposto a reconhecer a Crimeia como russa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está disposto a reconhecer a Crimeia como parte da Rússia, como parte de uma proposta para resolver o conflito ucraniano, informou a CNN neste sábado, citando fontes.
De acordo com o interlocutor da mídia, a proposta de Washington também inclui um cessar-fogo ao longo da atual linha de frente. A publicação indica que a estrutura do plano foi entregue à Europa e à Ucrânia durante a reunião em Paris na quinta-feira, e ao lado russo em conversas entre o secretário de Estado Marco Rubio e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

A disposição do governo Trump de reconhecer a Crimeia como russa também foi relatada na sexta-feira pela Bloomberg, mas ela esclareceu que nenhuma decisão final foi tomada ainda. A agência também informou que a proposta de Trump prevê o alívio das sanções contra Moscou e retira a questão da adesão da Ucrânia à OTAN da agenda.
- A Crimeia foi reunificada com a Rússia em março de 2014, depois que 96,77% da população da península votou a favor de se tornar um súdito da Federação Russa.
- As Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk e as províncias de Zaporozhie e Kherson se juntaram à Rússia após consultas populares em 2022.
- A Rússia deixou claro várias vezes que os novos territórios são parte integrante da Rússia e descartou a possibilidade de abandoná-los.
