
Bloomberg: EUA propõem reconhecer os territórios controlados por Moscou

A proposta dos EUA para resolver o conflito prevê que os territórios que se uniram à Rússia permaneçam sob controle russo, informou a Bloomberg citando autoridades europeias nesta sexta-feira (18).
Segundo o veículo, o plano americano também contempla o alívio das sanções contra a Rússia e o veto a quaisquer inspirações de Kiev de ingressarem na OTAN.

As propostas foram reveladas pelos americanos em uma reunião com delegações ucranianas e europeias em Paris na quinta-feira (17). A mídia também observou que as autoridades norte-americanas pretendem alcançar um cessar-fogo nas próximas semanas. Com esse fim, os EUA planejam negociar com os europeus na próxima semana em Londres.
Postura dos EUA
Após a reunião na quinta-feira (17), o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, expressou esperança de que França, Reino Unido e Alemanha possam trabalhar em prol da paz e também destacou que Washington deixará de desempenhar o papel de mediador caso as partes não conseguirem progredir em direção a um acordo.
"Não vamos continuar com esse esforço por semanas e meses. Portanto, precisamos determinar muito rapidamente agora, e estou falando de uma questão de dias, se isso é viável ou não nas próximas semanas", disse.
Em resposta, o Kremlin reiterou sua disposição de buscar o diálogo para viabilizar um acordo pacífico.
