'Próximas do que nunca': Irã vê Rússia como aliada estratégica e vizinha importante

O chanceler russo, Sergey Lavrov, também destacou a dinâmica "sem precedentes" do diálogo político entre as duas nações.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, reuniu-se nesta sexta-feira (18) com seu colega iraniano Sayyid Abbas Araghchi, que está em Moscou em visita oficial.

No início das negociações, o chefe da diplomacia russa enfatizou que, no dia anterior, o presidente Vladimir Putin havia mantido "uma longa e intensa conversa" com o ministro das Relações Exteriores do Irã, que "o deixou muito satisfeito".

Lavrov destacou "dinâmica sem precedentes do diálogo político" entre as duas nações.

Parceiro estratégico e vizinho importante

Por sua vez, Araghchi declarou que Teerã considera Moscou "um parceiro estratégico e um vizinho important".

"Posso confirmar que as posições do Irã e da Rússia nunca foram tão próximas e semelhantes na história como são hoje", enfatizou.

Ele também sublinhou que as duas nações assinaram recentemente um acordo de cooperação estratégica abrangente.

"Esse acordo se tornou uma base sólida para a construção de um novo nível de nossas relações. Além disso, estabelecemos um grande horizonte para a cooperação de longo prazo", disse.

"Temos muitas questões e áreas em nossa agenda, e acho que teremos uma boa troca de pontos de vista hoje", comentou sobre as conversas com Lavrov, acrescentando que se trata não apenas de relações bilaterais, mas também de assuntos regionais e internacionais.