
Espionagem a partir do espaço: EUA colocam múltiplos satélites espiões em órbita (VÍDEO)

O Pentágono lançou, nesta quarta-feira (17), diversos satélites espiões em uma missão do Escritório Nacional de Reconhecimento dos EUA (NRO, na sigla em inglês), a bordo de um foguete Minotaur IV da Northrop Grumman. Este foi o primeiro lançamento realizado no Complexo Espacial de Vandenberg, na Califórnia, desde 2011, segundo informações da SpaceNews.

A missão, nomeada como NROL-174, decolou às 15h33 (horário local da costa leste dos EUA) e, pouco depois, a NRO confirmou que a operação foi bem-sucedida , sem divulgar mais detalhes.
NROL-174 - first Minotaur IV launch from Vandenberg SFB in 14 years.Few things on this planet get me more geeked than watching a single stick solid rocket motor scream off the pad and almost instantly start its aggressive gravity turn. LATER EARTH! pic.twitter.com/D6Sezv53pS
— TJ Cooney 🚀 (@TJ_Cooney) April 17, 2025
O Minotauro IV é um veículo de quatro estágios parcialmente derivado de mísseis balísticos intercontinentais Peacekeeper desativados. A NRO tem utilizado esse tipo de foguete para colocar em órbita satélites espiões que fornecem dados de inteligência a diferentes instituições, como o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
