
Rússia exclui o movimento Talibã da lista de organizações terroristas

O Supremo Tribunal da Rússia excluiu nesta quinta-feira (17) o movimento Talibã do registro nacional de organizações terroristas, conforme comunicado da Procuradoria-Geral do país.
A proposta de suspender a proibição das atividades do movimento Talibã na Rússia e de retirá-lo da lista nacional de organizações terroristas foi apresentada ao Supremo Tribunal em 31 de março pelo procurador-geral russo, Ígor Krasnov.
Segundo a Procuradoria-Geral, a base legal para esse pedido surgiu em dezembro, quando foi modificada a lei federal sobre o combate ao terrorismo.
As alterações permitem suspender a proibição de uma organização caso ela cesse suas atividades de promoção, justificativa e apoio ao terrorismo, bem como os próprios atos violentos, contra os interesses da Rússia. A corte entendeu que esse é o caso do movimento Talibã.

"A remoção do status de organização terrorista do movimento Talibã, que em 2021 formou o governo afegão após o colapso do regime pró-Ocidente de Ashraf Ghani, abre caminho para o estabelecimento de uma cooperação plena com Cabul, no interesse dos povos russo e afegão", declarou hoje o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
"A Rússia busca estabelecer vínculos mutuamente benéficos com o Afeganistão em todas as áreas, incluindo o combate às drogas e ao terrorismo", acrescentou a instituição.
