EUA bombardearam o Iêmen mais de 900 vezes em um mês

O líder dos Houthis destacou a derrubada de 19 drones americanos MQ-9 desde o final de março, evidenciando a capacidade crescente de seu grupo no combate aéreo.

Os Estados Unidos realizaram mais de 900 bombardeios no Iêmen em um mês, lançando ataques aéreos e marítimos a partir de aeronaves e navios de guerra, segundo o líder do movimento Houthis, Abdul Malik al-Houthi. Durante seu discurso semanal, ele detalhou que, somente nesta semana, os EUA realizaram mais de 220 missões utilizando bombardeiros B-2 e caças F-18 em diversas províncias iemenitas

''Neste mês, os Estados Unidos realizaram mais de 900 ataques aéreos e bombardeios marítimos contra o território iemenita'', afirmou al-Houthi. O líder do movimento Ansar Allah, que controla a capital do país e grande parte do Iêmen, também destacou que o grupo executou 78 operações com mísseis e drones contra alvos no território israelense e contra navios de guerra dos EUA.

Al-Houthi, em um discurso televisionado, ressaltou a intensificação das tensões regionais, particularmente com os EUA e Israel. O líder do movimento fez questão de destacar que o grupo Ansar Allah, além de atacar navios de guerra norte-americanos, incluindo o USS Truman e seus navios de escolta, realizou 33 operações contra essas embarcações, utilizando mísseis balísticos. Ele afirmou que esses ataques fazem parte de uma resistência mais ampla contra a agressão de Israel e seus aliados, especialmente os Estados Unidos.

Ataques a drones

O líder dos Houthis destacou a derrubada de 19 drones americanos MQ-9 desde o final de março, sublinhando o avanço das capacidades do movimento no combate aéreo. O apoio à Palestina foi reiterado, com al-Houthi condenando as ações israelenses em Gaza e a profanação da Mesquita de Al-Aqsa, e enquadrando as ações militares de seu grupo como parte dessa resistência geopolítica, publicou um jornal local.

O líder do movimento não poupou críticas aos ataques aéreos dos EUA no Iêmen, os quais chamou de ''agressão injustificada''.

Quem são os Houthis, o poderoso e crescente movimento rebelde do Iêmen? Leia em nosso artigo.