Leningrado e Stalingrado voltarão ao mapa da Rússia em homenagem à vitória sobre o nazismo

A mudança ocorrerá de 8 a 10 de maio e afetará o transporte aéreo.

A Corporação Estatal de Gerenciamento de Tráfego Aéreo da Rússia decidiu na quarta-feira (17) retornar temporariamente os nomes históricos das cidades de São Petersburgo e Volgogrado para Leningrado e Stalingrado, respectivamente, que era como elas se chamavam na época da Segunda Guerra Mundial.

A decisão foi tomada em homenagem ao 80º aniversário da vitória soviética sobre o nazismo que é comemorado em 9 de maio. A renomeação das cidades estará em vigor de 8 a 10 de maio.

Durante esses três dias, os pilotos de aeronaves prestes a pousar ou decolar dos aeroportos das duas cidades se comunicarão com os controladores de tráfego aéreo dizendo "Leningrado-control" ou "Stalingrado-control".

São Petersburgo (Leningrado) e Volgogrado (Stalingrado) são cidades heróicas da Grande Guerra Patriótica. A primeira sofreu um cerco brutal realizado pelos nazistas por 872 dias, enquanto que Stalingrado foi palco da batalha mais sangrenta da história, cuja vitória do Exército Vermelho marcou o ponto de virada da Segunda Guerra Mundial no teatro europeu a favor dos aliados.