Notícias

Confira enormes benefícios do chocolate amargo para nosso humor e saúde

Devido ao seu alto teor de cacau, o chocolate amargo pode conter uma grande quantidade de compostos benéficos para a saúde, como flavonóis e polifenóis, que são conhecidos por suas propriedades antioxidantes.
Confira enormes benefícios do chocolate amargo para nosso humor e saúdeGettyimages.ru / Liudmila Chernetska

O chocolate é um produto feito a partir do fruto da árvore de cacau (Theobroma cacao), originária da América Central e do Sul. O cacau ganhou popularidade após sua descoberta pelos europeus no século XVIII. O chocolate é dividido principalmente em três categorias: chocolate amargo, chocolate ao leite e chocolate branco.

No entanto, a variedade mais escura, o chocolate amargo, contém uma maior quantidade de cacau do que os outros dois tipos, o que resulta em um sabor mais intenso, frequentemente descrito como amargo. Além disso, ele contém menos açúcar em comparação com o chocolate ao leite e o chocolate branco. Para criar uma textura suave, utiliza-se manteiga de cacau, uma gordura extraída das sementes de cacau, em vez de leite. Devido ao seu alto teor de cacau, o chocolate amargo pode oferecer uma grande quantidade de compostos benéficos para a saúde, como flavonóis e polifenóis, que são conhecidos por suas propriedades antioxidantes.

Influência no estado de ânimo

Um estudo realizado por pesquisadores sul-coreanos demonstrou que o consumo diário de chocolate amargo com um teor de cacau de 85% pode melhorar o estado de ânimo. Isso se deve à possibilidade de aumentar a diversidade e a abundância das bactérias intestinais, como a Blautia obeum, associada à redução das emoções negativas.

Amit Oz, cofundador da empresa chinesa Conspiracy Chocolate, afirmou que o consumo de chocolate amargo produz "um subsídio emocional", pois o cacau contém "teobromina, um euforizante suave", assim como "cafeína", que atua como "um estimulante".

Melhoras ao coração e ao cérebro

Graças ao alto teor de flavonóis, o chocolate amargo ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a reduzir a pressão arterial. Também pode diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos. Esses efeitos contribuem para uma melhor saúde do coração, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Os flavonóis também são conhecidos por suas propriedades neuroprotetoras em condições extremas.

Uma investigação conduzida por cientistas da Universidade Estadual da Geórgia, EUA, concluiu que as pessoas que consumiram chocolate amargo com 72% de cacau diariamente por quatro semanas durante o estudo mostraram uma melhora em sua função executiva e na memória, além de apresentar um maior volume de matéria cinza, um indicador da função cerebral.

Reduz o risco de diabetes

Comer chocolate amargo diariamente pode melhorar os níveis de glicose no sangue em jejum e a resistência à insulina. Um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos descobriu que as pessoas que consumiram uma pequena quantidade da variedade escura cinco vezes por semana durante o estudo tinham 21% menos probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aquelas que não a consumiram.