Putin se reúne com emir do Catar e discute fortalecimento das relações entre os países

O presidente russo, Vladimir Putin, se reúne nesta quinta-feira (17) com o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, que está em visita oficial a Moscou.
Na reunião, o líder russo destacou os esforços do Catar para chegar a um acordo de paz no conflito israelense-palestino.
"Infelizmente, as iniciativas apresentadas por você não se concretizaram", disse Putin.
Ele acrescentou que a posição da Rússia coincide com a do Catar e enfatizou que uma solução de longo prazo para o conflito só pode ser alcançada com base na criação de dois Estados.
O emir do Catar declarou que aprecia o nível das relações com a Rússia e anunciou planos para discutir e implementar novos projetos conjuntos.
⚡️🇷🇺🇶🇦Vladimir #Putin reúne-se com o emir do #Catar, Tamim bin Hamad Al-ThaniOs líderes discutem o fortalecimento da cooperação entre os dois países e o interesse mútuo na região do Golfo Pérsico. pic.twitter.com/RUX6neLPyd
— RT Brasil (@rtnoticias_br) April 17, 2025
Referindo-se aos conflitos na região, Al-Thani observou que seu país continua com os esforços de mediação para "aproximar as partes no conflito" de Gaza.
Ele também observou que Ahmed al Sharaa, presidente interino da Síria, visitou o Catar, onde expressou sua intenção de continuar a cooperação com a Rússia com base no respeito mútuo e nos interesses de ambos os povos.
"A Síria está passando por um período difícil e vale a pena apoiar as novas autoridades na questão da preservação da soberania", destacou ele.
Mais cedo, o Kremlin disse que os dois líderes discutirão questões atuais das relações bilaterais, incluindo comércio e aspectos humanitários.
O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, indicou que será discutido o conflito ucraniano, bem como será realizada uma troca de opiniões sobre várias questões do Oriente Médio, já que "a região está repleta de potenciais de conflitos".
