Notícias

Reino Unido testa nova arma de ondas de rádio para novo tipo de guerra

O sistema foi testado durante o maior exercício antidrone realizado pelas forças britânicas; inovadora arma é capaz de desativar enxames de drones sem causar danos ao solo, destacando-se como uma solução promissora para enfrentar os novos desafios da guerra moderna.
Reino Unido testa nova arma de ondas de rádio para novo tipo de guerraMinistério da Defesa do Reino Unido.

Uma nova arma de energia controlada por radiofrequência, projetada para neutralizar ataques massivos de drones foi testada com sucesso pelo Exército britânico.

A Radio Frequency Directed Energy Weapon [RFDEW] conseguiu desativar vários veículos aéreos não tripulados durante um exercício no País de Gales, marcando o maior teste antidrone já realizado pelas Forças Armadas do Reino Unido, informou o Ministério da Defesa nesta quinta‑feira (17).

Os alvos foram derrubados sem causar danos ao solo graças ao sistema de guerra eletrônica do RFDEW, que emite ondas de rádio de alta frequência e provoca o mau funcionamento de qualquer equipamento eletrônico a um custo reduzido.

Atualmente, a eficácia do sistema limita‑se a um alcance de 1 quilômetro, mas há planos para ampliar essa capacidade e aprimorar a tecnologia para neutralizar ataques ainda mais massivos à medida que avançam as pesquisas. 

As autoridades militares afirmaram que a inovação tem potencial para reforçar a proteção das tropas contra drones, sobretudo num cenário de mudança na dinâmica de combate.

“Continuamos a fortalecer nosso setor de defesa, acrescentando recursos de ponta para manter o Reino Unido seguro em casa e forte no exterior”, disse Maria Eagle, ministra de Aquisição e Indústria de Defesa.