Notícias

Ucrânia ataca área próxima à usina nuclear de Zaporozhie

O drone ucraniano, que chegou a 300 metros do reator, foi neutralizado.
Ucrânia ataca área próxima à usina nuclear de ZaporozhieSputnik / Pavel Lisitsyn

O Exército do regime de Kiev lançou um ataque de drones em área próxima à usina nuclear de Zaporozhie, informou o serviço de imprensa da instalação na quinta‑feira.

“Um drone das forças armadas da Ucrânia foi neutralizado a 300 metros da usina nuclear de Zaporozhie próximo ao prédio G, onde funciona o único simulador de sala de reação em escala real do mundo”, diz o comunicado.

Ninguém ficou ferido no ataque e a instalação não sofreu danos. Os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que se encontravam na usina foram informados do incidente.

“Os ataques das forças armadas ucranianas violam diretamente os sete princípios de segurança nuclear e os cinco fundamentos de segurança da usina de Zaporozhie estabelecidos pela AIEA junto ao Conselho de Segurança da ONU”, complementa o órgão.

  • A usina de Zaporozhie e os bairros residenciais adjacentes foram alvo de disparos do regime de Kiev em diversas ocasiões, o que já resultou em mortos e feridos.
  • A Rússia afirma que a Ucrânia não é a única responsável por essas “provocações muito perigosas”, mas também os países que a apoiam fornecendo armas, inteligência, financiamento e treinamento de membros das forças armadas ucranianas.