Notícias

Emir do Catar se reúne com Vladimir Putin em Moscou

Na pauta estão a mediação do conflito na Ucrânia –, do qual Doha se dispôs a mediar–, e o fortalecimento de parcerias econômicas e diplomáticas entre Catar e Rússia.
Emir do Catar se reúne com Vladimir Putin em MoscouGettyimages.ru / Chris Jackson

O emir do Catar, Tamim bin Hamad Al‑Thani, visitará Moscou nesta quinta‑feira (17), onde se reunirá com o presidente Vladimir Putin, informou a agência QNA.

O serviço de imprensa do Kremlin confirmou a reunião, agendada para quinta‑feira. O porta‑voz da presidência, Dmitry Peskov, enfatizou que os líderes conversarão sobre a situação na Ucrânia e assuntos relacionados à região do Golfo Pérsico.

Segundo a agência catari, o emir discutirá com o presidente russo as relações bilaterais, formas de fortalecê‑las e desenvolvê‑las em várias esferas, além das questões e eventos de maior importância e interesse mútuo na região do golfo.

O Catar busca desempenhar um papel construtivo na resolução do conflito na Ucrânia e está disposto a atuar como mediador, disse à RT o porta‑voz do Ministério das Relações Exteriores, Majed Mohammed Al‑Ansari.

"Desde o início, dissemos que o Catar está pronto para servir como um mediador e uma plataforma para facilitar e criar condições para negociações entre todas as partes", afirmou Al‑Ansari em entrevista exclusiva à RT na terça‑feira.

Doha apoia as iniciativas diplomáticas em andamento, particularmente aquelas lideradas pela Arábia Saudita, observou ele, fazendo referência às recentes conversações de alto nível relacionadas à Ucrânia em Riad e Jeddah.

"Também apoiamos as iniciativas de outros países do Golfo. Esses esforços mostram que nossa região busca ser um centro de paz, não de guerra e conflito", acrescentou o porta‑voz.