A ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, desembarcou nesta quarta-feira (16) no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), após receber asilo diplomático concedido pelo governo Lula. Ela chegou acompanhada do filho mais novo, Samin Mallko Ollanta Humala Heredia, e pretende fixar residência em São Paulo.
''Chegou ao Brasil na manhã de hoje, 16/4, proveniente de Lima, no Peru, a senhora Nadine Heredia Alarcón e o seu filho menor de idade. A senhora Alarcón e o seu filho obtiveram, em 15/4, a concessão de asilo diplomático, nos termos da Convenção de Asilo Diplomático, assinada em Caracas, em 28 de março de 1954, da qual ambos os países são parte'' informou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Esposa do ex-presidente peruano Ollanta Humala, Nadine Heredia foi condenada a 15 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais. Na terça-feira (15), ela solicitou asilo político à Embaixada do Brasil em Lima, com base na Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, tratado internacional ratificado tanto por Brasil quanto pelo Peru.
As autoridades peruanas haviam alertado que a concessão do asilo por parte do Brasil poderia gerar implicações diplomáticas relevantes nas relações entre os dois países.
Ex-presidente condenado
O ex-presidente do Peru, Ollanta Humala, foi condenado na terça-feira a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. A sentença marca o desfecho de um processo que durou mais de uma década e envolve acusações de financiamento ilegal de campanha com dinheiro vindo da empreiteira brasileira Odebrecht, protagonista de um dos maiores escândalos de corrupção da América Latina, e do governo da Venezuela, ainda sob o comando de Hugo Chávez.
Ollanta Humala e sua esposa, Nadine Heredia, foram considerados culpados de receber cerca de US$ 3 milhões em recursos não declarados para financiar as campanhas presidenciais de 2006 e 2011. O irmão da ex-primeira-dama, Ilán Heredia, também foi condenado a 12 anos de prisão por seu envolvimento na operação.