
Fabricantes de semicondutores dos EUA deverão perder uma fortuna devido a tarifas de Trump

Os fabricantes de semicondutores americanos podem enfrentar perdas acumuladas de US$ 1 bilhão por ano com a guerra tarifária do presidente Donald Trump, de acordo com estimativas do setor que já foram discutidas com as autoridades de Washington na semana passada, informou a Reuters citando fontes.
Estima-se que as tarifas resultarão em custos adicionais de cerca de US$ 350 milhões por ano para cada um dos três maiores produtores de chips dos EUA (Applied Materials, Lam Research e KLA), enquanto que empresas menores, como a Onto Innovation, poderão sofrer perdas na ordem de dezenas de milhões de dólares.

Custos adicionais associados às tarifas incluem a redução de receitas devido a vendas de equipamentos menos sofisticados perdidas para concorrentes estrangeiros, bem como o custo de encontrar e trabalhar com fornecedores alternativos de componentes complexos usados na fabricação de semicondutores. Além disso, as empresas terão de contratar mais funcionários para lidar com as complexidades das novas regras tarifárias.
Entretanto, as perdas estimadas ainda podem variar dependendo das medidas a serem tomadas pela administração dos EUA, especialmente no contexto da possível introdução de tarifas adicionais sobre o setor de chips. Empresas do setor já sofreram com as medidas de controle de exportação impostas pelo ex-presidente dos EUA, Joe Biden, que restringiu o fornecimento de semicondutores avançados e equipamentos de fabricação de chips para empresas chinesas.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.
