Notícias

Deputado de 23 anos lidera pesquisa para prefeito de Manaus

Amom Mandel é o deputado federal mais novo da Câmara.
Deputado de 23 anos lidera pesquisa para prefeito de ManausBruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania), de 23 anos, lidera uma pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Manaus divulgada esta semana pela Listening Inteligência e Análise de Dados.

Mandel é o deputado mais jovem da história do Amazonas, tendo sido eleito com 12,5% dos votos do estado nas eleições de 2022 - a maior votação proporcional do Brasil no pleito.

Críticos apontam para sua pouca idade e suposta inexperiência de Mandel como algo que comprometeria sua capacidade para capitanear Manaus, que é a quinta capital mais rica do Brasil em termos de PIB. 

O parlamentar, no entanto, já rechaçou críticas desse teor anteriormente. "A Inglaterra já teve seu primeiro ministro jovem, na faixa dos 20 anos. Vários países já tiveram experiências com líderes jovens. Já está mais do que provado que idade não quer dizer, necessariamente, competência", afirmou durante entrevista concedida ao Estadão no início deste mês.

Causas

Uma das principais bandeiras promovidas por Mandel no Congresso Nacional é por uma redistribuição dos recursos federais, que seja capaz de levar "medicamentos, polícia, creches e escolas" para o interior brasileiro. 

O congressista denuncia também uma infiltração do crime organizado na esfera política amazonense - um fenômeno que, em suas palavras, não recebe a devida atenção da imprensa e das estruturas de poder. 

Nesse contexto, ele encaminhou à Policia Federal um dossiê que aponta o suposto envolvimento de políticos do estado com "o crime organizado e o tráfico de drogas". Mandel alega que sua vida pode estar em risco em função da medida, e informou ter pedido proteção às autoridades competentes.

Dentre os projetos de sua autoria na Câmara dos Deputados, consta uma PL que agrava as penas impostas para o crime de estupro quando o mesmo é cometido em modalidades de transporte remunerado como o Uber, táxi e 99pop. Ele já foi aprovado na Câmara, tendo avançado para o Senado Federal.

Mandel também foi alvo de cobertura da imprensa, sobretudo regional, quando apresentou, ainda em 2023, um projeto de resolução para que a Câmara dos Deputados crie a "Secretaria LGBTQIA+". A entidade teria por objetivo a implementação de políticas em benefício dessa comunidade, através da cooperação com entidades e organismos nacionais e internacionais.