Notícias

Trump dá ultimato aos países latino-americanos

Ao criticar a influência chinesa, Trump reforça visão da América Latina como “quintal” dos EUA e cobra alinhamento regional.
Trump dá ultimato aos países latino-americanosAP / Evan Vucci

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em entrevista à Fox News, na terça-feira (15), que os países da América Latina devem escolher entre manter laços com a China ou com os EUA.

Questionado se outros países latino-americanos deveriam seguir o exemplo do Panamá e abandonar a Iniciativa do Cinturão e Rota, promovida por Pequim, Trump respondeu: "talvez sim, talvez devam fazer isso".

As declarações ocorrem em meio a tensões entre Washington e a região. Tarifas comerciais, deportações em massa e o tom adotado por Trump em temas como o Canal do Panamá e a fronteira com o México têm gerado reações negativas nos países latino-americanos.

A China, por outro lado, tem ocupado o espaço deixado pelos EUA, ampliando relações com países como o Brasil. Desde janeiro, as exportações chinesas ao mercado brasileiro cresceram 34,9%, impulsionadas pelas restrições adotadas por Trump.

América Latina como "quintal" dos EUA

O secretário de Defesa, Pete Hegseth, em entrevista recente à Fox News declarou que a "influência chinesa não pode controlar o nosso próprio quintal, especialmente um fluxo aquático tão crucial como o Canal do Panamá".

Antes disso, também à Fox News, culpou Obama por supostamente ter deixado que "a China invadisse toda a América do Sul e Central com sua influência econômica e cultural. (...) O presidente Trump disse: 'basta, vamos tomar nosso quintal de volta'".

SAIBA MAIS SOBRE AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS COM NOSSO ARTIGO.