Notícias

País caribenho suspende todos os pousos de foguetes Falcon 9 da SpaceX em seu território

Em fevereiro, as Bahamas afirmaram que haviam aprovado 19 aterrissagens da SpaceX até 2025 sujeitas à aprovação regulatória.
País caribenho suspende todos os pousos de foguetes Falcon 9 da SpaceX em seu territórioBrandon Moser / Central Florida Public Media

O governo das Bahamas anunciou na terça-feira (15) a suspensão de todos os pousos de foguetes Falcon 9 da empresa americana SpaceX em seu território até a conclusão de uma investigação completa sobre os efeitos dos lançamentos, disse o porta-voz do Gabinete do Primeiro Ministro das Bahamas, Latrae L. Rahming.

"Nenhuma outra autorização será concedida até que uma análise ambiental completa seja estudada", declarou o diretor de comunicações das Bahamas.

Em fevereiro, o governo das Bahamas afirmou que aprovou 19 aterrissagens da SpaceX até 2025 que estão sujeitas à aprovação regulatória, informou a agência Reuters. No mesmo mês, o Falcon 9 pousou em uma plataforma offshore autônoma na costa da Ilha de Exuma. Foi a primeira vez que o Falcon 9 aterrissou em um país diferente daquele em que decolou.

No início de março, um foguete SpaceX Starship, que não faz parte do acordo de aterrissagem, explodiu e seus destroços caíram na ilha após a decolagem no Texas. Posteriormente, o governo das Bahamas emitiu uma declaração sobre as consequências e a limpeza dos detritos, enquanto a oposição solicitou uma avaliação do impacto ambiental para garantir que tais incidentes não danifiquem o ambiente marinho, afetando os pescadores, o setor de turismo etc.