
Rússia possui as maiores reservas de energia do mundo, aponta relatório

A Rússia possui petróleo suficiente para mais de 65 anos, reservas de gás natural que podem durar um século e carvão estimado para 500 anos, detalhou um recente relatório do governo.
A "Estratégia Energética da Rússia até 2050", aprovada pelo primeiro-ministro Mikhail Mishustin, reafirma a posição do país como um líder global na produção e fornecimento energia.
Como detentora das maiores reservas do mundo, a Rússia encontra-se em plenas condições de fornecer recursos energéticos tradicionais aos mercados globais preservando seu papel de grande produtor, afirma o relatório.

Recursos suficientes para décadas
O país possui mais de 31 bilhões de toneladas de reservas comprovadas de petróleo e está em terceiro lugar no ranking global de reservas deste recurso e em segundo lugar em produção, respondendo por 10% do suprimento mundial, acrescenta o relatório.
Em relação ao gás natural, a Rússia lidera com 63,4 trilhões de metros cúbicos de reservas. Os recursos de carvão do país são estimados em 272,7 bilhões de toneladas, o suficiente para fornecer energia por mais de 500 anos.
Os dados comprovam que a Rússia está pronta para enfrentar os desafios globais e garantir seu papel como um grande produtor energético no futuro.
A Rússia também se destaca como um ator chave no setor do urânio com 705 mil toneladas do mineral, o que a coloca na quarta posição mundial em reservas e representando 5% da produção global. Essas cifras garantem a estabilidade do setor de energia nuclear do país.
O relatório também aponta que a crescente demanda por lítio, níquel, terras raras, alumínio e outros metais geram "novas oportunidades" para o desenvolvimento eficiente da vasta base de recursos minerais da Rússia.
