
Irã revela suas exigências para acordo com EUA

O Irã está disposto a garantir que seu programa nuclear não será militarizado em troca de um alívio nas sanções dos EUA, afirmou o ministro das Relações Exteriores iraniano, Seyed Abbas Araghchi, de acordo com informações da agência de notícias local SNN nesta quarta-feira (16).

Araghchi liderou a delegação iraniana durante conversas informais com o enviado dos EUA, Steve Witkoff, realizadas no sábado passado (12) em Muscat, Omã.
Esse encontro foi o primeiro diálogo diplomático em anos entre Washington e Teerã, no contexto das discussões sobre o programa nuclear iraniano e a possibilidade de flexibilização das sanções.
O ministro iraniano disse que o país busca um "acordo em que todos ganhem" e afirmou que o Irã não aceitará, em nenhuma circunstância, desmantelar seu programa nuclear.
Contudo, ele declarou que o Irã estaria disposto a adotar medidas para garantir que suas atividades nucleares não sejam militarizadas, incluindo o acesso da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) às suas instalações nucleares.
Negociações com os EUA
Em troca, Teerã exige que as sanções dos EUA, que afetam diversos setores, sejam suspensas de forma permanente.
Segundo o Tehran Times, Witkoff reconheceu a necessidade de concessões por parte dos EUA durante as conversas. No entanto, o enviado norte-americano não mencionou o desmantelamento do programa nuclear iraniano nem fez referência ao Plano de Ação Integral Conjunto (JCPOA), do qual os EUA se retiraram em 2018 sob a presidência de Donald Trump.
Em entrevista à Fox News na segunda-feira (14), Witkoff não pediu a Teerã o desmantelamento do programa nuclear, apesar das exigências de autoridades dos EUA, como o assessor de segurança nacional Mike Waltz.
Por outro lado, o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica afirmou que suas capacidades militares não estão sujeitas a negociações.
Em um comunicado, Ali Mohammad Naini, porta-voz da Guarda, declarou que a segurança, a defesa nacional e o poder militar do Irã são questões "intransponíveis" nas negociações.
A próxima rodada de negociações entre o Irã e os EUA está marcada para o dia 19 de abril.
ENTENDA O PROGRAMA NUCLEAR DO IRÃ LENDO NOSSO ARTIGO.

