Kremlin revela quantos líderes mundiais prestigiarão a Parada da Vitória em Moscou

Este ano marca o 80º aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica, como é conhecida na Rússia a luta contra a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

A Rússia espera receber dezenas de chefes de Estado e de governo para o desfile do Dia da Vitória, no dia 9 de maio em Moscou, como informou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela RIA Novosti nesta terça-feira (15). 

"Agora já podemos dizer que estamos esperando mais de 20 chefes de Estado e de governo, que celebrarão essa data junto com o presidente Putin", afirmou Peskov.

O ano de 2025 marca o 80º aniversário da vitória soviética na Grande Guerra Patriótica, como é conhecida na Rússia a luta contra a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Todos são bem-vindos

"Ficaremos felizes em ver aqui todos os que estiverem dispostos a comemorar essa data grandiosa conosco. Isso é especialmente importante agora, quando o nazismo voltou a se firmar na Europa", disse o porta-voz.

Ele destacou a importância do 9 de Maio para a Europa e para o mundo.

"Consideramos importante para todos os povos da Europa e do mundo. É uma necessidade para o futuro global e, especialmente, para o da Europa", ressaltou.

Entre os líderes que planejam ir à capital russa para o evento estão os presidentes da China, Xi Jinping; da Venezuela, Nicolás Maduro; do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; e da Sérvia, Aleksandar Vucic. Também são esperados os primeiros-ministros da Índia, Narendra Modi, e da Eslováquia, Robert Fico.

Devem participar ainda os presidentes de Belarus, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e Tadjiquistão — Alexander Lukashenko, Ilham Aliyev, Kasym-Jomart Tokayev, Sadyr Zhaparov, Shavkat Mirziyoyev e Emomali Rakhmon —, entre outros líderes.

Convite para Lula e Maduro

Em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou o convite feito por Vladimir Putin, em conversa telefônica, para participar das comemorações do 80º aniversário da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial, em Moscou.

Durante o diálogo, Lula agradeceu o convite para o desfile do 9 de Maio e manifestou a intenção de comparecer aos eventos.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, também recebeu o convite de Putin durante uma videoconferência realizada em razão dos 80 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Rússia e Venezuela, formalizadas em 14 de março de 1945.