Notícias

Enviado de Trump sobre renovar relações com Rússia: 'oportunidades de negócios muito atraentes'

"Acho que podemos estar prestes a [realizar] algo que seria muito, muito importante para o mundo em geral", destacou Steve Witkoff.
Enviado de Trump sobre renovar relações com Rússia: 'oportunidades de negócios muito atraentes'Sputnik

Em entrevista recente à Fox News, ao abordar os temas discutidos na reunião com o presidente russo Vladimir Putin na sexta-feira passada (11), o enviado especial de Donald Trump, Steve Witkoff, destacou as "oportunidades comerciais muito atraentes" que devem reestruturar as relações com a Rússia.

Witkoff classificou a reunião como "convincente", destacando sua duração de cinco horas. "Acho que podemos estar prestes a [realizar] algo que seria muito, muito importante para o mundo em geral. Acima de tudo, acho que existe a possibilidade de reestruturar a relação entre EUA e Rússia por meio de algumas oportunidades comerciais muito atraentes, o que, acredito, também deverá proporcionar estabilidade real à região. As parcerias criam estabilidade", enfatizou.

O enviado de Trump também destacou o "apelo" de Putin por "uma paz permanente". De acordo com Witkoff, o acordo de paz deve abordar o status da Crimeia, da República Popular de Donetsk, da República Popular de Lugansk e das províncias de Zaporozhie e Kherson, além de abranger "protocolos de segurança", bem como considerações da OTAN e outros detalhes. 

Reação da Rússia

Kirill Dmitriev, representante especial da presidência russa para investimentos e cooperação econômica com países estrangeiros que também participou da reunião de sexta-feira, descreveu a reunião como "produtiva", compartilhando um trecho da entrevista de Witkoff no X.

Enquanto isso, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou na segunda-feira (14) que as negociações entre Putin e o enviado especial de Trump são "extremamente úteis e muito eficazes".