
'Nova ordem mundial será liderada por EUA, Rússia e China', afirma Javier Milei

Questionado sobre o cenário geopolítico atual, o presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou em entrevista a uma rádio local na segunda-feira (14) que uma nova ordem mundial está em formação, com as esferas de influência divididas entre Estados Unidos, Rússia e China.
"Estamos passando por um realinhamento geopolítico em que a ordem surgida após a Segunda Guerra Mundial está morta", declarou.
Segundo ele, desde a posse do presidente dos EUA, Donald Trump, a ordem mundial está sendo redesenhada. "Os EUA liderarão a América, a Rússia comandará a Eurásia e a China estará à frente da Ásia", afirmou.

Milei também disse que a Europa não tem condições de reivindicar protagonismo global. "A Europa tem uma luta difícil pela frente para se livrar do 'acordão'", afirmou, acrescentando que o bloco enfrenta estagnação econômica.
"A Europa não cresce há muito tempo. Quando o euro foi lançado [em 2002], o bloco era comparável aos EUA em tamanho, e hoje os EUA o devoraram."
Segundo o presidente, a Argentina já é o "principal parceiro dos EUA" no Hemisfério Ocidental. "Estamos no lugar certo e na hora certa", afirmou.
