
Flórida renomeia oficialmente Golfo do México como Golfo da América

O governador da Flórida, Ron DeSantis, assinou na segunda-feira (14) uma lei que altera oficialmente o nome do Golfo do México para Golfo da América, segundo comunicado divulgado pelo Senado estadual.

DeSantis sancionou dois projetos (HB 575 e HB 549) que mudam a nomenclatura nos registros legais do estado e nos livros didáticos das escolas públicas. Com isso, a Flórida se torna o primeiro estado dos EUA a oficializar a nova denominação do local.
A medida foi aprovada por 28 votos no Senado estadual, com apoio unânime da bancada republicana.
Pouco antes, o Google havia informado que começou a adotar a nova nomenclatura em suas plataformas, substituindo o termo Golfo do México por Golfo da América.
Mudança vira símbolo da retórica patriótica
Nas primeiras horas de seu novo mandato, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu um decreto para rebatizar oficialmente o Golfo do México como Golfo da América.
A medida faz parte de uma série de ordens executivas voltadas a "restaurar nomes que honrem a grandeza norte-americana" e prevê a criação de um "Conselho de Nomes Geográficos" em até sete dias, com a missão de analisar alterações em conformidade com a legislação.
Segundo o texto do decreto, a mudança se justifica pela "importância crítica" do golfo para a economia dos EUA. O documento ressalta que a região é um "ativo estratégico e histórico" do país, reconhecida por sua produção de petróleo e gás e por seus recursos naturais.
