Notícias

Ucrânia entrega aos EUA suas condições para o acordo de minerais

A ministra da Justiça afirmou que esta provavelmente não será a última rodada de negociações.
Ucrânia entrega aos EUA suas condições para o acordo de mineraisGettyimages.ru / Kostiantyn Liberov / Libkos

O regime de Kiev apresentou a Washington a sua contraproposta sobre o acordo de minerais, informou a vice-primeira-ministra para Integração Europeia e Euroatlântica e ministra da Justiça da Ucrânia, Olga Stefanishina, segundo meio de comunicação local.

A alta funcionária afirmou que esta provavelmente não será a última rodada de conversas entre a Ucrânia e os Estados Unidos sobre o tema. "Espero que, após estas consultas, as negociações continuem até que se chegue a um acordo", declarou.

"A delegação ucraniana teve a oportunidade de transmitir à parte norte-americana todas as propostas que preparamos aqui em Kiev e que foram previamente acordadas", disse Stefanishina, acrescentando que "todas elas foram objeto de discussão".

Alguns dias antes das declarações, a agência Reuters informou que representantes dos dois países se reuniram na sexta-feira para tratar de uma nova proposta relacionada ao acordo polêmico sobre minerais.

De acordo com uma fonte da agência, as conversas ocorreram em um clima tenso e "antagônico", o que resultou em poucos avanços sobre o tema.

A Ucrânia possui amplas reservas de terras raras. Segundo a ONU, o país abriga jazidas de 21 dos 30 elementos classificados como terras raras, definidos pela União Europeia como "matérias-primas críticas". Entre eles estão o cobalto, o escândio, o grafite, o tântalo e o nióbio. As terras raras são essenciais para diversos setores de alta tecnologia, como os setores de eletrônica, energia verde e medicina.