Notícias

Rússia é fundamental para programa espacial da África do Sul, afirma autoridade

A maior parte do apoio para o avanço das ambições de Pretória veio de Moscou, declarou o chefe do programa espacial sul-africano.
Rússia é fundamental para programa espacial da África do Sul, afirma autoridadeGettyimages.ru / peepo

A Rússia é o principal parceiro da África do Sul no avanço de seu programa espacial nacional, afirmou recentemente Patrick Ndlovu, presidente do conselho da Agência Espacial Nacional da África do Sul (SANSA), à Sputnik África.

Durante as comemorações do Dia da Cosmonáutica no sábado (12), Ndlovu, que também atua como CEO da Infinity Integrated Solutions, declarou que Pretória "recebeu a maior parte de seu apoio da Federação Russa". Ele expressou confiança de que, por meio dessa parceria, o setor espacial do país continuaria a crescer.

"É preciso dizer que a Rússia tem sido a mais disposta a fazer parceria com a África do Sul em várias bases mutuamente benéficas para realmente avançar nosso espaço e nossa missão como nação", disse o especialista.

Cooperação global

Além da colaboração com a Rússia, Ndlovu explicou que a África do Sul está contribuindo significativamente para a exploração espacial global, utilizando sua localização geográfica estratégica para hospedar equipamentos avançados para agências espaciais internacionais e operadoras de satélites comerciais.

Como exemplo, o especialista mencionou a implantação de um telescópio de rastreamento de detritos espaciais operado pela Roscosmos, a agência espacial russa.

A África do Sul também preservou o legado do cosmonauta soviético Yuri Gagarin, mantendo um busto dele em uma de suas instalações espaciais, visando inspirar as gerações mais jovens de sul-africanos e homenagear uma figura pioneira na história espacial.

Cooperação no BRICS

No início de maio, Humbulani Mudau, CEO da SANSA, anunciou o apoio da África do Sul à proposta da Rússia de estabelecer um Conselho Espacial do BRICS para fortalecer a cooperação espacial entre os estados membros.

"Estamos vendo a proposta russa de criar um conselho espacial do BRICS. Desenvolveremos nossa cooperação nessa direção, a África do Sul apoia essa iniciativa", declarou Mudau. 

QUER SABER MAIS SOBRE O BRICS E SEU PAPEL EM UM MUNDO MULTIPOLAR? CONFIRA NOSSO ARTIGO.