Comemorar a vitória contra o nazismo na Rússia 'não está de acordo' com valores europeus, diz UE aos países candidatos

Os Estados-membros do bloco deram "instruções muito claras" de que "os candidatos não deveriam participar dos eventos de 9 de maio, de acordo com os valores da União Europeia", revelou a ministra das Relações Exteriores da Letônia.

A União Europeia está explicitamente pedindo aos seus países-candidatos para desprezarem as comemorações do Dia da Vitória em 9 de maio na Rússia, afirmou a ministra das Relações Exteriores da Letônia, Braze Baiba, nesta segunda-feira (14) aos repórteres. 

As nações soberanas estão sendo orientadas a cortarem seus laços históricos relacionados à luta conjunta contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, uma vez que a participação nas comemorações do 80º aniversário da vitória soviética é considerada incompatível com os valores da UE, segundo Braze.

"Houve muita discussão sobre o alinhamento de valores da Política Externa e de Segurança Comum, incluindo sanções e instruções muito claras dos estados-membros da UE para que os candidatos não participem do desfile de 9 de maio em Moscou e não realizem essas viagens pois isso não está de acordo com os valores da UE", declarou.

Já a representante da União Europeia para Assuntos Externos e Política de Segurança, Kaja Kallas, advertiu nesta segunda-feira que qualquer participação no desfile ou na comemoração do Dia da Vitória em Moscou "não será vista com bons olhos" pelo bloco europeu. 

Quais líderes mundiais já confirmaram presença no evento?