Conheça 10 fatos chocantes sobre a Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial é um dos episódios mais devastadores da história. O conflito levou a uma "guerra total" no qual as principais partes usaram todas as suas capacidades econômicas, militares e científicas a serviço do esforço de guerra.

Cerca de 3% da população mundial em 1939 morreu na Segunda Guerra Mundial.

Esse conflito foi o mais mortal da história da humanidade, com um número final de mortes de mais de 60 milhões, o que representava 3% da população em 1939 (2 bilhões de pessoas). Levando em conta as mortes por doenças relacionadas à guerra e à fome, o número de mortos ultrapassa 80 milhões.

Mais de 5 milhões de prisioneiros de guerra soviéticos morreram nas mãos dos nazistas no período de 1941 e 1942

Durante a Operação Barbarossa, com a qual a Alemanha nazista iniciou a guerra contra a União Soviética, o exército invasor matou mais de 2 milhões de prisioneiros de guerra soviéticos em oito meses, sujeitando pessoas à fome, gás venenoso e execuções sumárias. No total, mais de 5 milhões de prisioneiros soviéticos perderam vidas.

Mais de um milhão de crianças judias foram assassinadas no Holocausto

Estima-se que os alemães e seus aliados assassinaram um total de 1,5 milhão de crianças, incluindo mais de um milhão de crianças judias e dezenas de milhares de crianças ciganas, polonesas, soviéticas e alemãs com deficiências físicas ou mentais.

Animais venenosos do Zoológico de Londres foram sacrificados para salvar pessoas

Com a eclosão da guerra em 1º de setembro de 1939, o Zoológico de Londres matou praticamente todos os animais venenosos em suas instalações. Isso foi feito para evitar vítimas no caso de o zoológico ser bombardeado e os animais fugirem.

EUA e Nova Zelândia testaram 3.700 "bombas tsunami"

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a Nova Zelândia desenvolveram uma operação secreta chamada "Projeto Seal" para criar uma "bomba tsunami" devastadora, capaz de devastar cidades litorâneas. Cerca de 3.700 bombas foram detonadas na Nova Caledônia (Oceania) e em Auckland (Nova Zelândia) durante os testes.

Hitler planejou transformar Moscou em um lago

Durante a Batalha de Moscou, a capital soviética era o principal alvo militar e político das forças do Eixo para a invasão da URSS. De acordo com os planos de Adolf Hitler, Moscou, juntamente com Leningrado e Kiev, deveria ser destruída e coberta por um grande lago artificial com a abertura da barragem do Canal Moscou-Volga.

Japão bombardeou China com pulgas infectadas pela peste bubônica

Em 1940, o Exército Imperial Japonês bombardeou a cidade chinesa de Ningbo com bombas de cerâmica cheias de pulgas infectadas com peste bubônica, causando várias doenças e a morte de mais de 100 pessoas.

Em outubro de 1941, mais de 30 mil judeus foram brutalmente assassinados pelas tropas romenas e alemãs

Em outubro de 1941, em Odessa, mais de 30 mil judeus foram brutalmente assassinados, baleados ou queimados vivos. Durante a ocupação alemã e romena, mais de 100 mil judeus de Odessa e das áreas entre os rios Dniester e Bug foram assassinados.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a estatueta do Oscar era feita de gesso pintado

Desde 1929, a estatueta do Oscar tem sido polida com ouro brilhante e feita de bronze, níquel ou cobre. No entanto, durante três anos do conflito, houve uma grande escassez desses metais devido à produção de armas e o prêmio foi feito de gesso pintado.

Hitler planejou construir um "museu de uma raça extinta" após a guerra

O líder nazista Adolf Hitler queria construir um "museu de uma raça extinta", no qual seriam exibidos objetos dos judeus depois de terem sido exterminados