Notícias

Argélia expulsa autoridades francesas e dá 48 horas para deixarem o país

A medida agrava o impasse diplomático após acusações de sequestro envolvendo opositor argelino asilado na França.
Argélia expulsa autoridades francesas e dá 48 horas para deixarem o paísGettyimages.ru / oceanprod

A Argélia deu 48 horas para que cerca de uma dúzia de funcionários da Embaixada da França deixem o país, agravando uma nova crise diplomática entre os dois governos.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (14) pelo ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, que alertou para possíveis medidas de retaliação.

“Exorto as autoridades argelinas a reverem essa decisão de expulsão [...] Caso seja mantida, não teremos alternativa senão reagir de forma imediata”, afirmou.

Os alvos da ordem de saída são funcionários administrativos e diplomáticos ligados ao Ministério do Interior francês.

Crise diplomática 

O impasse ganhou força após promotores da França acusarem, na última sexta (11), três argelinos —entre eles um funcionário consular— de envolvimento no sequestro do influenciador Amir Boukhors, crítico do regime argelino, ocorrido em abril de 2024, nos arredores de Paris.

Para o governo de Argel, a denúncia representa uma tentativa de minar os esforços para reaproximação entre os dois países.

Boukhors vive na França desde 2016, tendo recebido asilo político no país em 2023. De acordo com seu advogado, ele foi libertado no dia seguinte ao sequestro.

As autoridades argelinas pedem a extradição do influenciador, contra quem há nove mandados internacionais por acusações de fraude e terrorismo.