Notícias

Famoso investidor que previu crise financeira de 2008 alerta para 'algo pior do que uma recessão'

O financista acredita que a combinação de tarifas elevadas, dívida excessiva e o surgimento de uma "potência crescente desafiando o poder existente" pode levar a mudanças "muito disruptivas".
Famoso investidor que previu crise financeira de 2008 alerta para 'algo pior do que uma recessão'Gettyimages.ru / peshkov

Ray Dalio, o renomado investidor e fundador do fundo de cobertura (hedge fund) Bridgewater Associates, expressou sua preocupação à NBC News no domingo (13) sobre a possibilidade de "algo pior do que uma recessão" devido às políticas econômicas do presidente dos EUA, Donald Trump, incluindo as tarifas anunciadas no início de abril.

Dalio alertou que um "colapso da ordem monetária" está em andamento, destacando mudanças significativas na estrutura tanto interna quanto global dos Estados Unidos que o fazem lembrar da década de 1930. De acordo com o financista, a combinação de tarifas elevadas, dívida excessiva e o surgimento de "potência crescente desafiando o poder existente" pode levar a mudanças "muito disruptivas".

Sobre o pior cenário possível, o investidor, que previu a crise financeira de 2008 e já havia alertado sobre os riscos latentes do sistema no ano passado, indicou estar preocupado com questões como "o valor do dinheiro, um conflito interno que não é o normal de uma democracia como a conhecemos", e até mesmo com as tensões internacionais que poderiam resultar em um conflito militar, impactando severamente a economia global.

Apesar dessas preocupações, ele ressaltou a importância de "gerenciar a situação adequadamente" e incentivou os legisladores americanos a trabalharem em um plano para reduzir o déficit orçamentário a cerca de 3% do PIB, um índice que indica a saúde econômica do país.

  • Em contraponto, o presidente Trump afirmou que as tarifas têm gerado lucros significativos para os Estados Unidos, alegando que o país arrecada entre US$ 2 bilhões e US$ 3 bilhões por dia com essas medidas. "Estamos obtendo resultados impressionantes", declarou Trump, enfatizando os ganhos sem precedentes que o país experimenta atualmente.

SAIBA MAIS SOBRE AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS COM NOSSO ARTIGO.