Notícias

Celulares, computadores e chips ficarão de fora das novas tarifas de Trump

Celulares, computadores e chips ficarão de fora das novas tarifas de TrumpGettyimages.ru / Pictures Ltd. / Corbis

O governo Trump decidiu isentar telefones celulares, computadores e chips da política de tarifas, de acordo com as novas diretrizes divulgadas na sexta-feira pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP).

As novas diretrizes surgem após Trump ter imposto tarifas totalizando 145% sobre produtos da China — uma medida que estava prestes a impactar empresas de tecnologia dos EUA, como a Apple, que fabrica a maioria de seus produtos no país asiático.

Em resposta ao aumento drástico das tarifas sobre a China e outros países da região, como Vietnã e Índia, onde a Apple fabrica seus produtos, a empresa chegou a enviar cinco aviões carregados com dispositivos de suas fábricas na Ásia para os EUA no final de março, a fim de evitar as novas taxas.

Os especialistas concordam que a transferência da produção para o solo americano tornaria todo o negócio economicamente inviável. Dan Ives, analista da empresa de serviços financeiros Wedbush, estima que um iPhone fabricado nos EUA custaria US$ 3.500 (R$20.510).

Com a fabricação ainda concentrada no exterior, os iPhones ainda assim ficariam mais caros para os consumidores dos EUA: as tarifas, por si só, já ameaçavam aumentar os preços dos aparelhos fabricados principalmente na China e na Índia.