
Israel amplia combates na Faixa de Gaza

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, instou os palestinos a "expulsar o Hamas e libertar todos os reféns" antes que o exército dê início à expansão de suas operações na Faixa de Gaza, informou o jornal 'Times of Israel' neste sábado.
De acordo com Katz, as IDF concluíram a captura do Corredor Morag, que divide Gaza entre Rafah e Khan Younis, e torna toda a área entre o Corredor Philadelphi e Morag "parte da zona de segurança israelense", a zona de proteção das IDF na fronteira com Gaza.
The Israeli army has announced that it has taken full control of the 12-kilometer "Morag Corridor," cutting off Rafah from the city of Khan Yunis and the rest of Gaza.The "Morag Corridor" is located where the Israeli settlement of the same name once stood before being evacuated… pic.twitter.com/9f4PAzpjzV
— The Cradle (@TheCradleMedia) April 12, 2025
Ao controlar Morag, juntamente com o corredor de Netzarim no centro de Gaza, Israel dividirá efetivamente o enclave em várias partes, explica o portal The Cradle.
"Agora é o momento decisivo para expulsar o Hamas, libertar os reféns e acabar com a guerra", afirmou o ministro. "No norte de Gaza, os moradores também estão evacuando Beit Hanoun e assumindo o controle de outros bairros e territórios, expandindo a zona de segurança, bem como o corredor Netzarim", acrescentou.
A esse respeito, o oficial alertou que "a intensa atividade da IDF logo se espalhará pela maior parte de Gaza e eles terão que evacuar das zonas de guerra". "O Hamas não pode proteger os moradores ou o território. É hora de se manifestar, derrubar o Hamas e libertar todos os reféns israelenses. Essa é a única maneira de acabar com a guerra", destacou.
"Aqueles que desejarem também poderão se mudar voluntariamente para vários países do mundo, de acordo com a visão do presidente dos EUA, na qual estamos trabalhando agora", observou Katz.

O Exército israelense emitiu repetidos avisos de evacuação para os palestinos em Rafah desde que retomou as operações na Faixa de Gaza em 18 de março, forçando-os a buscar refúgio em um espaço cada vez menor delimitado pelo mar, lembra o The Jerusalem Post.
- Israel declarou em 2 de abril que suas tropas haviam começado a ocupar uma área que chamou de "Eixo Morag", referindo-se a um antigo assentamento israelense entre as cidades de Rafah e Khan Younis, no sul de Gaza.
- Desde então, centenas de milhares de palestinos fugiram de Rafah, uma área de 60 quilômetros quadrados que faz fronteira com o Egito ao sul.
