China desenvolveu o primeiro drone de resgate de emergência do mundo

O drone está equipado com um sistema médico de última geração, incluindo um ventilador, soro, monitoramento de sinais vitais e um desfibrilador.

A Haishen Medical Technology, da China, com o apoio da holding estatal de construção naval e da Academia de Ciências, criou o primeiro drone médico de emergência do mundo para fornecer ajuda emergencial em áreas de desastre, informou o China Daily, na quinta-feira.

Huang Yuhong, presidente e engenheiro-chefe da Haishen Medical Technology Co., Ltd. afirmou que o drone é capaz de realizar operações precisas de busca e resgate em ambientes desafiadores, incluindo mares úmidos, salgados e agitados, temperaturas extremas que variam de 25 a 46 graus Celsius negativos e altitudes de até 5.000 metros.

Além das funções de busca e resgate, o drone pode fornecer atendimento médico no local e transportar rapidamente pessoas feridas e doentes.

Huang enfatizou que o drone de 600 kg, com capacidade de carga útil de 300 kg, combina funções autônomas (voo em rota e pairando) com capacidade de controle remoto, o que "é fundamental para a resposta rápida em desastres naturais e epidemias", destacou. 

"Ao integrar nossas competências em tecnologia médica, sistemas não tripulados com IA avançada, desenvolvemos uma solução inovadora que aumenta significativamente a capacidade da China em atendimento médico de emergência inteligente", disse Huang.

Na Feira Internacional de Equipamentos Médicos da China, a empresa apresentou robôs de emergência inovadores criados em colaboração com a DEEP Robotics (sigla em inglês). Os robôs de nova geração demonstraram a capacidade de atravessar rapidamente escadas e obstáculos, seguir comandos com precisão para prestar assistência médica, transportar com eficiência pessoas feridas em macas e realizar procedimentos médicos de emergência no local.