China desenvolveu o primeiro drone de resgate de emergência do mundo

A Haishen Medical Technology, da China, com o apoio da holding estatal de construção naval e da Academia de Ciências, criou o primeiro drone médico de emergência do mundo para fornecer ajuda emergencial em áreas de desastre, informou o China Daily, na quinta-feira.
Huang Yuhong, presidente e engenheiro-chefe da Haishen Medical Technology Co., Ltd. afirmou que o drone é capaz de realizar operações precisas de busca e resgate em ambientes desafiadores, incluindo mares úmidos, salgados e agitados, temperaturas extremas que variam de 25 a 46 graus Celsius negativos e altitudes de até 5.000 metros.
Além das funções de busca e resgate, o drone pode fornecer atendimento médico no local e transportar rapidamente pessoas feridas e doentes.
Huang enfatizou que o drone de 600 kg, com capacidade de carga útil de 300 kg, combina funções autônomas (voo em rota e pairando) com capacidade de controle remoto, o que "é fundamental para a resposta rápida em desastres naturais e epidemias", destacou.
China has developed the world's first emergency medical rescue drone to bridge critical gaps in disaster response in extreme environments.The newly developed drone is equipped with advanced medical functions for respiratory support, intravenous infusion, vital sign monitoring,… pic.twitter.com/RDuklmUHH8
— China Focus (@China__Focus) April 11, 2025
"Ao integrar nossas competências em tecnologia médica, sistemas não tripulados com IA avançada, desenvolvemos uma solução inovadora que aumenta significativamente a capacidade da China em atendimento médico de emergência inteligente", disse Huang.
Na Feira Internacional de Equipamentos Médicos da China, a empresa apresentou robôs de emergência inovadores criados em colaboração com a DEEP Robotics (sigla em inglês). Os robôs de nova geração demonstraram a capacidade de atravessar rapidamente escadas e obstáculos, seguir comandos com precisão para prestar assistência médica, transportar com eficiência pessoas feridas em macas e realizar procedimentos médicos de emergência no local.

