Notícias

Entenda o que foi a 'Segunda-feira Negra'

Em 19 de outubro de 1987, a queda histórica do Dow Jones Industrial Average desencadeou uma crise financeira global, consolidando a "Segunda-feira Negra" como um dos dias mais marcantes da história financeira.
Entenda o que foi a 'Segunda-feira Negra'AP / Lennox McLendon

A queda inédita nos mercados de ações, provocada na semana passada pelas tarifas massivas do presidente americano Donald Trump, gerou preocupações dos investidores por todo o mundo antes da abertura das negociações na segunda-feira.

Os efeitos da guerra tarifária de Trump foram sentidos logo pelos mercados globais e regionais. Os mercados asiáticos abriram na segunda-feira passada (7) com mais perdas, após a queda da semana anterior. Os mercados europeus também  sofreram  novas perdas, após a China ter respondido com tarifas pesadas sobre os produtos dos EUA.

O apresentador da CNBC e comentarista de mercado Jim Cramer alertou que os EUA estão se preparando para outro crash semelhante ao da "Segunda-feira Negra", o colapso recorde de 1987, quando o Dow Jones Industrial Average despencou 22,6%, uma maior perda percentual em um dia de sua história.

O que aconteceu na "segunda-feira negra" de 1987?

Em 19 de outubro de 1987, a queda histórica do Dow Jones Industrial Average  desencadeou uma crise financeira global, consolidando a "Segunda-feira Negra" como um dos dias mais marcantes da história financeira.

O S&P 500 sofreu uma queda ainda mais acentuada, caindo 30% no mesmo dia.

O caos se estendeu durante todo o mês de outubro e, no início de novembro de 1987, a maioria dos principais índices do mercado de ações havia perdido mais de 20% de seu valor.

Fatores determinantes

A queda da bolsa de valores de 1987 não foi causada por um único evento, tendo sido o resultado de uma combinação de fatores. 

Na década de 1980, o mercado forneceu uma correção significativa nos preços, já que os valores das ações triplicaram desde 1982.

O comércio computadorizado, que esteve em seus primórdios na época, tornou-se um dos principais motivos para "Segunda-Feira Negra". A transição tecnológica eliminou as decisões humanas com ordens automáticas de compra ou venda acionadas por índices de referência.

Os computadores passaram a produzir mais ordens de compra quando os preços subiam e mais ordens de venda quando os preços caíam. Assim, como as ordens de venda inundaram o mercado em 19 de outubro, os investidores foram incentivados a vender em uma ocorrência de pânico.